sábado, 22 de março de 2008

Nutricionista alerta que chocolate demais faz mal à saúde



A Páscoa chegou e com ela todas as tentações dos ovos de chocolate. Antes de se esbaldar no feriado mais saboroso do ano, no entanto, cuidado. Os nutricionistas alertam que chocolate é muito bom, mas deve ser consumido com moderação. O conselho? Pode brincar de procurar os ovos pela casa a vontade, mas na hora de comer, fique apenas com um deles –- e dê os outros.

O chocolate pode ter vários benefícios à saúde, como o combate ao envelhecimento e a estimulação dos neurônios, fato. Apesar disso, a maioria dessas vantagens só se apresenta mesmo naqueles chocolates mais amargos e escuros.

Os doces que mais vemos no mercado, e os mais encontrados nos ovos de Páscoa, os chocolates ao leite e branco, não funcionam da mesma maneira. Esses devem ser apreciados com cautela até por pessoas saudáveis, por serem muito ricos em açúcar, gordura e calorias.

“O consumo excessivo do chocolate, muito freqüente na Páscoa, pode causar distúrbios gastrointestinais, como a diarréia, principalmente nas crianças,” alerta a nutricionista Cristiane Kovacs, do Instituto Dante Pazzanese. Ela pede que os pais controlem o consumo de seus filhos. O recomendado é não ultrapassar de 30g diárias.

Kovacs garante que é possível aproveitar os prazeres da Páscoa e ser saudável. Primeiro, esqueça a idéia de se esbaldar nas guloseimas sozinho. Pegue um ovo para si e coma aos poucos, ao longo de dias (não esqueça: são 30g diárias, o que equivale a um pedaço pequeno). Se possível, se exercite um pouco mais.

Em vez dos demais ovos, coma frutas doces. Ofereça os que sobraram aos seus amigos e familiares. Se eles já estiverem cheios de chocolate, que tal doar para uma instituição de caridade que trabalhe com crianças carentes? Se seu filho não gostar nada da idéia de deixar o ovo de lado, vale uma recompensa, como um brinquedo de valor equivalente ou um passeio especial no domingo de Páscoa.

Nenhum comentário: