domingo, 6 de abril de 2008

Garoto de 3 anos é salvo de incêndio por bombeiros em SP; mãe é presa

Um garoto de 3 anos foi resgatado por bombeiros na manhã deste sábado de um apartamento em chamas em Santana, zona norte de São Paulo. A mãe da criança, que estava numa festa no momento do incêndio, foi presa.Homens do Corpo de Bombeiros encontraram o menino dentro do apartamento, em baixo de uma mesa. Ele foi encaminhado ao Complexo Hospitalar do Mandaqui sem ferimentos.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a mãe da criança, de 24 anos, foi encontrada num bar onde ocorria uma festa. Além de ser detida, ela será indiciada por abandono de incapaz.O Conselho Tutelar foi acionado para tomar as providências quanto ao destino da criança.LapaEm outro bar, na Lapa (zona oeste de São Paulo), outra criança --uma menina de 45 dias-- foi abandonado, segundo a secretaria, por um carroceiro. A criança, que ainda não foi registrada, foi entregue a uma auxiliar de enfermagem de 30 anos, que acionou a polícia.

Ela disse que o pai da menina entrou "desesperado" no bar, deixou o bebê em seu colo e fugiu.Em depoimento à polícia, o pai contou que ele e a filha foram expulsos de casa pela mulher, uma carroceira de 38 anos, depois de uma discussão.

Ela afirmou também em depoimento que é mãe de outros quatro filhos que moram em abrigos.

A criança, que passa bem, foi levada a um hospital na Lapa e depois entregue ao Conselho Tutelar. O casal será julgado pela Vara da Infância e da Juventude e deve pagar multa ou prestar trabalho comunitário.
SEGUNDO DADOS DA ASS.COM.UOL

Mãe de Isabella diz que processo caminha bem e que espera por justiça



A bancária Ana Carolina Cunha de Oliveira disse neste sábado que as investigações sobre a morte de sua filha Isabella, 5, que morreu no último dia 29 de março, estão caminhando "muito bem" e que espera o tempo que for necessário para que se faça justiça.




A garota teria sido arremessada do apartamento do pai, no 6º andar de um prédio no Carandiru, zona norte de São Paulo.Em entrevista ao jornal "Hoje", da TV Globo, Ana Carolina disse que não sabe se o seu depoimento foi fundamental para que polícia solicitasse a prisão temporária do pai e da madrasta de Isabella: Alexandre Nardini e Anna Carolina Trotta Jatobá.




"Não obtive nenhuma informação que o meu depoimento fez com que isso [prisão] acontecesse", afirmou.Ana Carolina admitiu que a conclusão das investigações pode demorar mas disse que espera por justiça."O processo, em uma semana, acho que caminhou muito bem. Se vai demorar mais um mês eu não sei. Eu quero ver o tempo necessário para que cumpram, façam e tenha justiça mesmo", disse.




AniversárioAna Carolina, que hoje completa 24 anos, recebeu uma homenagem de um grupo de estudantes em frente à sua casa no início da tarde. Os estudantes prestaram solidariedade e cantaram "Parabéns pra Você".Os estudantes declararam também que vão criar uma ONG que dará apoio a mães que perderam o seus filhos. Segundo os estudantes, o nome da entidade será Isabella, em homenagem à menina morta.
Ana Carolina afirmou que irá integrar o grupo.Ela disse ainda que não queria ver ninguém triste porque Isabella não gostava de ninguém chorando

Apoio à pena de morte cai no Brasil

Uma pesquisa do Datafolha sobre a pena de morte aponta que 47% dos brasileiros são a favor desse tipo de punição, informa a edição de domingo da Folha. O índice demonstra uma queda de oito pontos percentuais em relação ao último levantamento, realizado em 2007.


A pesquisa também revela que o apoio à execução de criminosos pode ser circunstancial e emotivo. Após o assassinato do menino João Hélio, de 6 anos, no Rio de Janeiro (RJ), 55% dos entrevistados mostraram-se favoráveis à pena capital. Já no levantamento realizado entre os dias 25 e 27 de março, somente 47% disseram que votariam a favor da adoção da pena.
Em contrapartida, o número de pessoas contra esse tipo de medida representou 46% dos entrevistados (contra 40% do levantamento de 2007).


O Datafolha entrevistou 4.044 brasileiros maiores de 16 anos em 159 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A matéria completa está disponível na edição de domingo da Folha de S.Paulo, nas bancas desde a tarde deste sábado.

SP tem 400 casos de dengue não registrados

O Estado de São Paulo teve no primeiro trimestre deste ano ao menos 402 casos a mais de dengue do que o número divulgado pelo governo, aponta levantamento da Folha em 164 dos 645 municípios paulistas. A Secretaria da Saúde diz que atualiza os dados tão logo os recebe dos municípios. Já as prefeituras alegam que o atraso na consolidação é do Estado.


O dado apurado representa alta de 30,99% sobre os 1.297 casos notificados de janeiro a março pelo Estado e divulgados no último dia 28. Mesmo contando os casos não computados, os números são bem inferiores aos do mesmo período do ano passado (44.760).


A queda --de 97,1%, segundo o Estado-- foi anunciada em tom de comemoração pelo governo na segunda, quando foi lançada a Semana de Mobilização Social Contra a Dengue.


No mesmo dia, o governo se calou sobre a primeira morte do ano por dengue no Estado. Uma garota de 18 anos morreu em fevereiro por complicações da dengue na Praia Grande (litoral de SP). A secretaria diz que a morte tinha sido confirmada três dias antes.
A Folha telefonou para 164 prefeituras pedindo os números de casos confirmados (autóctones e importados de outras cidades) até o dia 28 de março --último dia contabilizado no balanço do Estado. Em 55 delas houve diferenças.


A maior divergência ocorreu em Ribeirão Preto, que, em vez dos 175 casos informados, já tinha 234. "Apesar de tecnicamente não ser uma epidemia, a situação é preocupante", disse o secretário municipal da Saúde, Oswaldo Cruz Franco.


Mogi-Guaçu (com 176 casos, 20 a mais que o registrado pelo Estado) vive um estado de epidemia. "É comum a defasagem", diz a bióloga da prefeitura Cristiana Monteiro Ferraz, que diz considerar a diferença um problema de atualização.


Segundo o Ministério da Saúde, uma epidemia se configura quando há 300 casos por 100 mil habitantes.


Araraquara (com 384 casos confirmados até o dia 28) registra surto. Na última sexta, a cidade tinha 472 casos --o maior número do Estado. Quando atingir 600 casos, o total passa a representar uma epidemia.


Em outros 11 municípios --onde não havia casos da doença, segundo o Estado-- a Folha encontrou 57.


"O município coloca os dados no sistema, mas não sabemos por que o Estado demora tanto para atualizá-los", diz Sérgio Rumin, coordenador do combate à dengue em Sumaré.


Comentário semelhante fez Luiz Ricardo Cortez, responsável pelo centro de controle de zoonoses de Bauru, quando questionado sobre o motivo pelo qual a cidade tinha 49 casos de dengue enquanto o sistema do Estado apontava três. "Eles demoram para atualizar."
Para o infectologista e epidemiologista Luiz Jacinto da Silva, o atraso na atualização das informações é fruto de uma "burocracia atrapalhada". "É a informação que demora para chegar e ser consolidada. Não é propriamente má-fé."


Do ponto de vista epidemiológico, segundo ele, a diferença de dados não atrapalha. "Só tem importância para quem gosta de falar que os casos caíram 10%, 15%, 20%."


Segundo Silva, "todo mundo sabe" que os casos notificados e confirmados são uma fração dos que efetivamente existem. "Em geral, sabemos que existem, no mínimo, o dobro."

REUNIÃO DOS AGENTES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO

A coordenação de serviços de endemias do município de Jataí reuniu-se com a equipe de agentes de Saúde na tarde desta sexta-feira, dia 4, no auditório da Prefeitura Municipal. Na pauta da reunião, que é realizada uma vez por mês, uma avaliação do trabalho e a discussão de ações que possam melhorar os serviços.

Coordenador do departamento, Nilson Luiz dos Santos informa que neste ano 150 casos suspeitos de dengue foram notificados, sendo 17 confirmados. “Apesar do índice estar dentro da realidade local, não vamos abaixar a aguarda.

A idéia é intensificar ainda mais as ações no sentido de não deixar que os criadouros do mosquito se proliferem”, avisa o coordenador.

Ainda segundo Nilson dos Santos, a cidade possui muitos lotes baldios abandonados, o que representa grande perigo à saúde da população. “Já cadastramos todos os lotes sujos e vamos notificar os proprietários para que limpem seus terrenos num prazo de cerca de 10 dias”.

SECRETARIA OFERECE ESPORTES PARA TODOS OS GOSTOS


Não é só de futebol que vive o esporte jataiense. Em pontos espalhados pela cidade, a Secretaria dos Esportes e Turismo oferece gratuitamente a oportunidade para quem quiser praticar seu esporte favorito.


Nos ginásios de Jataí os interessados podem ter aulas de handebol feminino com o professor Cyen; handebol infantil e juvenil, para ambos os sexos, com o professor Zózimo; vôlei feminino com o professor Ricardo Machado; basquete infantil e juvenil, masculino e feminino, com o professor Evandro e futsal feminino com o professor Pierre Sobrinho Lopes. O professor Zózimo também treina os praticantes de atletismo.


Na iniciação esportiva são aceitas inscrições para o futsal feminino e masculino, sob a responsabilidade da professora Kellcia. A Secretaria dos Esportes e Turismo agora está instalada nas dependências do estádio Arapucão.

BOLSA ESTUDANTIL TEM AUMENTO DE 50% PARA ALGUNS CURSOS

Já está em vigor o reajuste do Financiamento Estudantil. O Fies aumentou o valor da bolsa de 25 para 50 por cento em alguns cursos de nível superior. Serão beneficiados mais de 110 mil estudantes universitários contemplados com bolsas parciais do Prouni.


Com o aumento, quem já tinha 50 por cento da bolsa vai poder financiar integralmente as mensalidades. De acordo com a lei, quem tem prioridade para receber a bolsa são os beneficiados pelo Prouni e, em seguida, os bolsistas das instituições matriculados em cursos prioritários como, por exemplo, química e matemática, e cursos com notas de 4 a 5 no Exame Nacional de Desempenho, o Enade.


No caso de estudantes que não têm bolsa e que querem fazer um dos cursos prioritários, o financiamento é de 75 por cento. Vale lembrar, que quem quiser optar por cursos com nota 3 no Enade, não vai ter o benefício do reajuste.

PÁGINA DA INTERNET DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA FOI CLONADA


O Ministério da Previdência Social alerta aos usuários que a página da instituição foi clonada. Todas as variações do site da Previdência devem ter a extensão 'gov ponto br', por se tratar de um registro do governo. Como: www.previdenciasocial.gov.br. Qualquer extensão que não terminar com 'gov ponto br' deve ser considerada fraudulenta. Os segurados devem ficar atentos. O endereço clonado tem a extensão 'ponto com', que não está autorizado a veicular informações e serviços oficiais.

REMÉDIOS FICAM MAIS CAROS, A PARTIR DO DIA 10 DESTE MÊS


Quase 23 mil preços de remédios vão ficar mais caros, a partir do próximo dia dez. O aumento foi anunciado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, a CMED, que é ligada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa.


Dependendo do medicamento, o reajuste deve variar entre três faixas: de 2 vírgula 52 por cento, 3 vírgula 57 por cento e 4 vírgula 61 por cento. Esse aumento é autorizado anualmente, e não pode ser superior ao Índice de Preços ao Consumidor, o IPCA, que está em 4 vírgula 61 por cento.
Vale lembrar que o reajuste será aplicado nos 23 mil preços e não a 23 mil remédios. De acordo com o secretário executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, Luiz Milton, os remédios fitoterápicos e de manipulação não serão reajustados.
As empresas de medicamentos têm até o dia nove deste mês para entregar à Cmed o relatório com os novos preços. Com o reajuste, um medicamento que custa 4 reais e 71 centavos, por exemplo, vai poder custar, no máximo, 4 reais e 92 centavos.

ESTADO VAI QUITAR DÍVIDA COM ADVOGADO DATIVO


Estado vai quitar dívida com os advogados dativos. A notícia foi dada pelo subprocurador do Estado de Goiás, Francisco Florentino Souza Neto, ao presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, durante abertura do XIX Colégio de Presidentes de Subseções, na noite desta quinta-feira, em Catalão-GO. O evento vai até amanhã. O Estado vai liberar R$ 5,2 milhões que serão pagos em 18 parcelas. A primeira parcela, de R$ 280 mil, será liberada neste mês.