sexta-feira, 28 de março de 2008

EDITORIAL

Acaba de nascer em Jataí, O JORNAL A VOZ DO POVO.


Este veículo de comunicação através da imprensa escrita veio para divulgar todos os acontecimentos em nossa região que não tem sido lembradas ou achadas sem importância por outros meios de propagação da notícia em nossa cidade e região.


A principal característica deste jornal é a sua maneira democrática de dar oportunidades tanto para as autoridades que estão revestidas de poder em âmbito Municipal, Estadual, Federal e também a sociedade Jataiense, num todo, para manifestar e divulgar suas idéias; podendo, também, dar sugestões, fazerem elogios e até mesmo criticas a quem quer que seja, desde que o faça com decência e ordem.


O JORNAL A VOZ DO POVO, entende que todo cidadão provido de autoridade pública ou não, é vulnerável a erros que possam ser reparados e que sirvam como aprendizagem para a sua caminhada rumo ao sucesso.

quinta-feira, 27 de março de 2008

ESTADO FARÁ CONCURSO PARA POLICIAL MILITAR TEMPORÁRIO

O governo de Goiás realizará concurso para preencher 249 vagas de soldado temporário da Polícia Militar. Trata-se do Serviço Auxiliar Voluntário, destinado às atividades administrativas, guarda de prédios públicos e policiamento de eventos. A Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos (Aganp), responsável pelo concurso, trabalha agora na elaboração do edital, que deverá ser publicado até o final deste 1º semestre. O concurso exige dos candidatos ensino médio completo e faixa etária entre 18 e 27 anos. A carga horária é de 40 horas semanais e a remuneração de R$ 830,00. Os aprovados serão contratados pelo prazo de um ano, prorrogável por mais um. Mais informações: (062) 3201-6502. (Agecom)

BRINQUEDOS COM DEFEITOS OFERECEM RISCO ÀS CRIANÇAS

A fabricante de brinquedos Gulliver vai divulgar o nome das lojas que vão funcionar como postos de troca para brinquedos das linhas Magtastik e Magnetix Jr. São 6.209 mil unidades que oferecem risco às crianças, que podem engolir ou aspirar peças dos brinquedos. O consumidor vai poder trocar os itens inclusos no recall por outro de qualquer valor, a partir desta quarta-feira. Caso escolha não trocar os brinquedos, o Cunsumidor pode solicitar a devolução do dinheiro pelo Serviço de Atendimento ao Cliente da empresa, no telefone gratuito: 0800 770 2650, de 8h a 17h45.

PERDIGÃO VAI ANUNCIAR INVESTIMENTOS EM JATAÍ

O presidente da Perdigão, Nildemar Secces anuncia nesta quinta-feira, dia 27 de março, durante almoço com o prefeito Fernando Peres e o governador Alcides Rodrigues, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, os investimentos e o provável início das obras da empresa em Jataí.
Segundo informações extra-oficiais, das três unidades da empresa em Goiás, Jataí receberá o maior volume de investimentos em 2008.

PROMOÇÃO IPTU PREMIADO FAZ NOVO SORTEIO

A Administração Municipal de Jataí realizou na tarde desta quarta-feira, 26 de março, um novo sorteio para definir os ganhadores das duas TVS 14 polegadas, cujos premiados no primeiro sorteio estavam inadimplentes com a Prefeitura de Jataí. Segundo o diretor da Divisão de Cadastro Imobiliário, Carlos Roberto Ribeiro Pinho, a entrega dos prêmios aos ganhadores do sorteio, será feita após a confirmação de todos os vencedores da promoção.
Sorteados:

- Fúlvio José Taveira – Rua Dr Lauro Taveira, Vila Fátima
- Aldo Cardoso de Freitas Filho – Rua 8, Conjunto Rio Claro I

segunda-feira, 24 de março de 2008

Novo Telecurso terá aulas de filosofia, teatro e sociologia

O Telecurso 2000, que funciona desde 1995 e formou mais de 5 milhões de jovens e adultos no ensino fundamental e médio se reinventou. Agora a iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Fundação Roberto Marinho passa a ser chamada de Novo Telecurso.
Nos programas está prevista a inserção de disciplinas como filosofia, artes plásticas, música, teatro e sociologia. Os cursos profissionalizantes de gestão de pessoas, projetos de manutenção e administração da manutenção também foram criados. Outra novidade é a inclusão de alunos portadores de deficiência auditiva. O curso que estará disponível em DVD, terá legendas e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Ao todo, foram produzidas 72 novas aulas e mais de mil passaram por modificações e atualizações. O material didático foi todo reformulado e terá 43 novos livros e conteúdo específico foi criado para os professores, com livros para cada uma das disciplinas.

Na webO projeto já tem site na web para troca de informações entre os participantes. A página, que manterá um cadastro dos interessados em obter informações sobre o curso, exibe fotos, filmes e making of das gravações e curiosidades gerais do programa.

O endereço do Novo Telecurso na internet é www.novotelecurso.org.br. Ao acessar o site, o internauta terá contato com a metodologia e os fundamentos do programa e com as ações no exterior e em vários estados do país. (com informações do Jornal Nacional)

Cicarelli não alavanca audiência na Band




A estréia de Daniella Cicarelli na Band - mais precisamente no comando do dominical "Quem pode mais?" - deu à emissora média de audiência de 2,5 pontos, com pico de 4 pontos e 5% de share (percentual de TVs ligadas no momento e sintonizadas no programa).

A contratação de Cicarelli - cujo salário é especulado em R$ 200 mil por mês, três vezes mais do que ganhava na MTV - não foi suficiente para elevar a média da emissora no horário.

A Band continuou em quarto lugar na audiência de domingo. "Quem pode mais?", que durou 1h40, ficou atrás de "Tentação" e "Qual é a música?", do SBT; "Tudo é possível", da Record; além de "Temperatura Máxima" e início do "Domingão do Faustão", da Rede Globo.


O objetivo do programa é promover uma guerra entre os sexos. Mas como o "Quem pode mais?" é voltado aos jovens, são cinco rapazes e cinco moças que se digladiam por uma viagem a Angra dos Reis e uma TV de LCD. Na entrevista coletiva à imprensa, Cicarelli disse que a atração seria para toda a família, mas pelo que foi ao ar, fica difícil alguém com mais de 30 anos conseguir se sentir atraído pelo "game show".

PRF DIVULGA O RESULTADO DA OPERAÇÃO SEMANA SANTA 2008


As atividades desenvolvidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) novamente surtiram efeitos positivos na Operação Semana Santa 2008, segundo o inspetor Rogério Marcos.


Durante o período de 20 de março a 23 de março (quinta-feira a domingo), a 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, em Jataí, registrou cinco acidentes, com o saldo de uma morte e quatro feridos. O acidente com vítima fatal aconteceu na madrugada da sexta-feira, na BR-364, entre Jataí e Mineiros, envolvendo uma motocicleta e um veículo de carga.


Nas atividades relacionadas à fiscalização de trânsito, com propósito de prevenir acidentes e coibir os abusos praticados na direção ao volante, a PRF realizou 242 notificações. Foram recolhidas 07 CNHs e 06 veículos retidos, sendo dois deles por menor na direção.


De acordo com o inspetor, a maioria das notificações está relacionada a excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas e desrespeito aos períodos de restrições para trafego de veículos longos.


No ano passado, a Operação Semana Santa registrou quatro acidentes com uma morte e um ferido e foram aplicadas 163 notificações.


Embora, a estatística de 2008 tenha sofrido acréscimos em relação ao mesmo periodo de 2007, o saldo é considerado positivo se considerar alguns fatores entre os citados períodos.


Um destes fatores, segundo o inspetor, é que neste ano o trecho urbano da BR-158, onde ocorreram à maioria dos acidentes, também passou para a competência de fiscalização da PRF. O Inspetor informou que quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas na sede da Delegacia, situada no km 192 da BR-364, ou através dos telefones 3904-1020 / 191.

POLÍCIA MILITAR RECEBE DUAS VIATURAS POLICIAIS

A entrega oficial dos veículos foi feita na manhã desta segunda-feira, 24 de Março, em solenidade pública na Praça Tenente Diomar Menezes.


Representando o secretário de estado da Segurança Pública, a deputada Cilene Guimarães agradeceu o governo estadual pelo auxílio prestado à Polícia de Jataí. “Trouxemos o secretário Ernesto Roller para ele ver de perto as necessidades do município, e graças a Deus fomos contemplados com quatro viaturas”, enfatizou a deputada.


Já, o comandante do 15º BPM, tenente-coronel Ednilson dos Santos ressaltou a importância do reforço hora recebido na luta da Polícia Militar contra o crime em Jataí.
As novas viaturas, dois automóveis weekend(seminovos), foram conseguidas através de solicitação feita por representantes do município ao secretário estadual de Segurança Pública, doutor Ernesto Roller, quando de sua vinda a Jataí no dia 4 deste mês.

Elas vão reforçar o policiamento convencional e especializado do 15º BPM, já que, há alguns dias as três viaturas antigas do GPT estão baixadas por falta de condições estruturais de funcionabilidade. Há informações de que uma destas viaturas baixadas vai passar por reforma e em breve deve retornar ao serviço operacional do policiamento especializado.


De acordo com a Deputada Cilene Guimarães, as outras duas viaturas prometidas pelo secretário devem chegar ao Batalhão nestes próximos dias.


Prestigiaram a solenidade de entrega dos veículos, o prefeito Fernando Peres, representantes classistas; secretários municipais, imprensa, alguns vereadores dos vereadores aliados à bancada governista e comunidade em geral.

Programa Cesut em destaque, 4 meses de sucesso!


O Programa Cesut em Destaque, que estreou na TV JATAÍ, no dia 19 de dezembro, completa neste mês 4 meses. Foram mais de 27 programas, levando a informação educacional de forma diferente, além de uma prestação de contas com a comunidade, sobre tudo o que é desenvolvido na Escola e Colégio Cesut – Anglo. Apresentado pelo jornalista Leonardo Freitas, o programa vai ao ar toda quarta e sexta – feira, às 20:00 horas, na TV JATAÍ, canal 11.

Jovem de 28 anos está desaparecido desde o ultimo domingo, no rio Paraíso.

Desde as 3 da madrugada deste domingo o jovem Elcio Teixeira Leite de 28 anos, está desaparecido, segundo familiares ele teria avisado que iria cometer suicídio. No domingo dia 23 de março, esteve no lago Bonsucesso, onde assistiu a um show, em seguida caminhou pela pista, sentou no meio fio e reclamou a um amigo, que seu pai estava muito ausente e disse que iria se jogar da ponte do Rio Paraíso. Após este fato, caminhou, totalmente nu até a ponte, de Lá para Cá não foi mais visto.
Até mesmo seu amigo diz que não tem certeza se ele realmente se jogou. Durante toda a tarde vários amigos compareceram ao rio, para ajudar nas buscas.
6 bombeiros estão fazendo as buscas e só devem parar ate que o corpo seja encontrado ou que Elcio apareça.

Menina envenenada em Criciúma-SC tem morte cerebral

Florianópolis - A menina Adriele Gonzales de Melo, cuja mãe tentou matar piolhos com agrotóxicos, teve a morte cerebral confirmada ontem pelos médicos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Infantil Santa Catarina, em Criciúma (SC), no sul do Estado. Adriele estava internada desde o dia 14, após a mãe ter lavado a cabeça da garota com uma mistura de xampu e defensivo agrícola usado em lavouras de couve-flor, para tirar os insetos.


O médico Eraldo Belarmino Júnior, que atendeu Adriele, afirma que ela havia sofrido três paradas respiratórias e entrou em coma. Adriele é mantida viva com o mínimo suporte de recursos. Segundo a equipe médica, este foi o quarto caso de internação por intoxicação com agrotóxicos registrado na cidade este ano.

Como Daiane em 2004, Diego Hypólito passa por cirurgia antes de Pequim


Tal qual aconteceu em junho de 2004 com Daiane dos Santos, que foi submetida a uma artroscopia no joelho direito a dois meses das Olimpíadas de Atenas (ficou em 5º lugar no solo), Diego Hypólito terá obstáculo semelhante em sua caminhada rumo ao ouro em Pequim. Nesta terça-feira pela manhã, no Rio de Janeiro, o ginasta, bicampeão mundial no solo, passará por intervenção parecida com aquela da gaúcha, também no joelho direito.

Diego é uma das principais apostas brasileiras de medalha em Pequim
O responsável pela cirurgia será o ortopedista João Granjeiro, coordenador médico do Comitê Olímpico Brasileiro e médico-chefe da delegação do país em Atenas-2004.


De acordo com o empresário de Diego, César Nogueira, o cirurgião falará sobre a lesão do ginasta apenas após a operação. O atleta também deverá falar com a imprensa ainda nesta semana sobre o caso.A cirurgia tira Hypólito da etapa da Copa do Mundo de Cottbus (Alemanha), entre 11 e 13 de abril, a primeira do ano que contaria com a participação de brasileiros.


Já sua ida às rodadas de Tianjin (China) e Moscou (Rússia), ambas em maio, dependerá do ritmo da recuperação após a operação.Segundo Renato Araújo, técnico de Diego no Flamengo, a decisão sobre a cirurgia foi tomada no final da semana passada.


O atleta, natural de Santo André, sentiu dores no joelho durante o treino de quinta-feira de manhã e decidiu passar por uma ressonância para detectar o problema."Vimos que ele tinha um problema, que não parece muito complicado, é simples, mas requer um tempo de recuperação", afirmou o treinador, que revelou que foi o próprio ginasta que optou pela cirurgia, em comum acordo com o técnico e com a Confederação Brasileira de Ginástica.


Araújo disse que Diego lidou sem maiores problemas com a notícia, apesar de um abalo emocional natural. "A gente preferiria que não tivesse acontecido nada.


Todo mundo fica triste num primeiro momento, mas ele pensou pelo lado positivo. Tudo leva um prazo, e agora, bem antes das Olimpíadas, dá tempo de recuperar", declarou o técnico.Para o treinador, o processo de recuperação de fato comprometerá, ainda que um pouco, a preparação de Hypólito para os Jogos. Mas ele conta com a disciplina do atleta para superar o problema em pouco tempo.


"Ele sempre dá a volta por cima muito bem. No ano passado mesmo ele sentiu dores nas costas antes do Pan, aí só disputou três aparelhos.


Só voltou a fazer os seis no Mundial. Ele lida bem com as dores do esporte e tem força pra correr atrás na recuperação, não fica abatido, faz uma fisioterapia muito bem feita. Ele se esforça ao máximo, e esse é o ponto positivo".


Esta não é a primeira vez que Diego vai para a mesa de cirurgia. Em abril de 2005, ele sofreu uma fratura no pé direito durante a etapa de São Paulo da Copa do Mundo e teve de colocar dois pinos na tíbia direita. Naquele mesmo ano, no final de novembro, conquistou seu primeiro título mundial no solo, em Melbourne (Austrália).

domingo, 23 de março de 2008

Lula dribla veto e libera verbas a 1.800 obras antes da eleição

O governo Lula driblou o veto da legislação eleitoral a repasses de recursos federais para obras novas nos três meses que antecedem a escolha dos prefeitos e, sem alarde, listou por decreto quase 1.800 ações do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que terão seus gastos liberados na reta final das eleições, informa reportagem de Marta Salomon publicada na Folha.

A lista de projetos tratados como prioritários, de transferência obrigatória, é liderada por saneamento, urbanização de favelas e construção de casas. O Ministério das Cidades listou 158 municípios com obras desse tipo já contratadas. Todos os grandes centros, em que as eleições municipais terão mais peso na sucessão presidencial em 2010, foram contemplados.

Os projetos sem limite de despesas a partir de julho alcançarão mais de 1.000 cidades.
Questionado, o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) disse: "Tomara que influencie [o eleitor]". A oposição recorreu ao Supremo.

Morador encontra bebê de 2 anos abandonado em MG

São Paulo - Um bebê de dois anos abandonado foi encontrado ontem por um morador do bairro Lagoa, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar, por volta das 11h30, o morador encontrou a criança sentada na calçada, com uma mochila com roupas, sapato, fraldas e brinquedo, além de duas certidões de nascimento, uma de uma criança, que pode ser a dele, de acordo com a PM, e a certidão de uma mulher, Cleiciane Medeiros, de 20 anos. Lucas Junior Medeiros nasceu em 2 de fevereiro de 2006.

A criança foi levada para o Conselho Tutelar, que até a tarde de ontem ainda não havia encontrado a família do menor. Estava com muita fome e sede e com princípio de desidratação. Ele foi levado para um abrigo. De acordo com a PM, até hoje ninguém havia registrado boletim de ocorrência sobre o desaparecimento de uma criança.

MEC propõe trocar dívida com o Fies por trabalho


O governo federal planeja trocar educação superior por trabalho. Uma proposta do Ministério da Educação (MEC) quer colocar médicos e professores formados com auxílio do Financiamento Estudantil (Fies ) trabalhando no sistema público de saúde e educação e, em troca, oferecer a quitação de seus empréstimos.

Aos médicos, caberia trabalhar em algum dos cerca de 1,2 mil municípios brasileiros onde até hoje não há atendimento. Já os professores seriam contratados para tentar preencher o déficit de 250 mil vagas existente hoje no sistema público de ensino básico.

A intenção do MEC é anunciar o programa no dia 29 deste mês, em um evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Nova Iguaçu (RJ), e vê-lo entrar em funcionamento a partir dos contratos deste ano. No entanto, o efeito prático só seria visto daqui a quatro anos: apenas novos candidatos ao Fies poderiam aderir a essa proposta. A adesão não é obrigatória. Atualmente, existem 14,3 mil alunos de medicina no Fies. A inadimplência média do programa, para todos os cursos, é de 23%.

A proposta é dada como aceita dentro do governo, já que conta com “extrema simpatia” do presidente Lula. Ainda falta, no entanto, encerrar as negociações com a equipe econômica. “São recursos que a União deixa de receber”, lembra o secretário de Ensino Superior do MEC, Ronaldo Mota. “Mas, neste momento, pode ser mais importante a troca por educação e saúde.”
Um dos detalhes a decidir, por exemplo, é se o programa para professores seria para todas as áreas ou, dada as limitações financeiras, concentrado em matemática, física, química e biologia, disciplinas em que o déficit de professores é grave.

Também não estão definidas quantas vagas seriam oferecidas, se todas as necessárias ou apenas um número limitado por ano, e quanto tempo os estudantes teriam que trabalhar para quitar seu empréstimo. Mas já está decidido que o futuro médico ou professor não trabalhará de graça. Na verdade, ganhará duas vezes: um salário, pago pelas prefeituras ou governos estaduais, e a quitação do seu empréstimo. Os candidatos terão que cumprir pelo menos 20 horas semanais. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
initZoom('mudaFonte');

Fila para redução de estômago é de pelo menos dois anos


A fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes que precisam de cirurgia para redução de estômago é de pelo menos dois anos. No Brasil, há 3,7 milhões de obesos mórbidos.
No Hospital Universitário, o único que faz essa operação pelo SUS em Brasília, há mais de 625 pessoas na fila.
A demora pode chegar a quatro anos. Segundo o Ministério da Saúde, esse tempo equivale ao dobro da média nacional. O ministério diz que não sabe quantas pessoas aguardam por essa cirurgia no Brasil.

No Hospital das Clínicas, um dos 18 habilitados em São Paulo, são mais de 500 pacientes, que podem esperar até cinco anos.

No Rio Grande do Sul, só dois hospitais fazem essa operação pelo SUS. Um deles realiza quatro cirurgias por mês, mas tem 1.200 pessoas na fila.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, a obesidade mórbida mata duas pessoas por dia no Brasil. No entanto, a redução do estômago só é indicada em último caso. A melhor forma para resolver isso é a prevenção.

Os hospitais alegam que o número de operações de redução de estômago depende dos recursos liberados pelo SUS. A assessoria de imprensa do Hospital da Conceição, de Porto Alegre, informou que um novo médico passará a fazer esse tipo de cirurgia a partir de abril, aumentando de quatro para oito o número de intervenções, por mês. Já o Hospital das Clínicas de São Paulo espera passar de quatro para oito o número de cirurgias por semana, mas só no ano que vem.
initZoom('mudaFonte');

APOIO CULTURAL

COLÉGIO CESUT - ANGLO DE JATAÍ

FONE: (64) 3631-2466
SITE: www.cesut.edu.br

APOIO CULTURAL.