domingo, 4 de maio de 2008

Alerta dos cardiologistas

A maioria dos brasileiros que tem colesterol alto não cuida da saúde de forma correta.
Esses pacientes deixam até de tomar os medicamentos indicados para diminuir a taxa de gordura no sangue. Nas ruas, é fácil encontrar quem tenha receitas para combater o maior vilão do coração.


“Fruta, Verduras, Cereais”, diz uma moça. “Uma alimentação sem frituras”, diz uma senhora.“Fazer uma caminhada”, diz outra mulher.


“Desde que você faça 30 minutos diários, cinco vezes por semana, o que dá 150 minutos por semana, você pode fracionar. Vamos supor que você possa fazer 10 minutos de manhã, dez na hora do almoço e dez a tarde. Funciona”, diz Livia Nigro Maia, cardiologista.


Mas hábitos saudáveis não bastam. Setenta por cento dos brasileiros que deveriam tomar remédio para controlar o LDL, o chamado colesterol ruim, não o fazem de maneira correta.
Para garantir a eficácia, é preciso tomar o medicamento, conhecido como estatina todos os dias até o fim da vida.


“O que elas fazem de errado é não tomar como a prescrição manda diariamente ou interromper quando acha que os níveis se normalizaram”, diz Ari Timerman, presidente da Socesp, Sociedade dos Cardiologistas de São Paulo.


O colesterol ruim forma uma placa dentro das artérias que pode interromper a circulação sanguínea e provocar infarto ou até a morte.
Recentemente os médicos descobriram que o controle do LDL deve ser feito individualmente porque não existe uma taxa única que represente risco para toda a população.
Quem nunca teve problemas cardíacos, nem tem parentes que sofram do coração deve manter o LDL abaixo de 130. Índice menor que 100 é recomendado para fumantes, obesos, sedentários e para pessoas submetidas a muito estresse.


A taxa para quem já sofreu infarto ou derrame deve ser inferior a 70.
O tratamento com estatina custa menos de R$1,00 por dia e associado a hábitos saudáveis aumenta 10 anos a expectativa de vida dos pacientes.


“Muitas pessoas recebem isso gratuitamente através do SUS e outras podem comprar medicamento genérico com preço bastante acessível”, diz o doutor Timerman.
O paciente não deve tomar a estatina sem antes de fazer consulta com um cardiologista. O medicamento só pode ser comprado com receita.

Nenhum comentário: